Exercícios físicos, qual o limite, quando praticar esportes passa a prejudicar a saúde?
A síndrome do sobretreinamento ocorre quando um conjunto de sintomas (por isso síndrome) demonstra que as atividades físicas exercidas passam a prejudicar a saúde física e mental do esportista. Ocorre quando o esforço esportivo, seja em volume ou intensidade, é maior do que a capacidade de recuperação do esportista. Treino de mais e descanso de menos.
É fácil entender, mas é difícil de diagnosticar, devido a variedade de sintomas envolvidos. Um dos fatores que merece atenção é o humor. Estar irritado, estourar com as pessoas próximas é um bom indicativo. Também são sintomas a diminuição de desempenho, a falta de apetite, a diminuição da recuperação, o medo das competições ou aversão ao treino, a insônia, etc.
Existem mais de 130 sinais identificados, segundo Jack Raglin, Phd em psicologia esportiva da universidade de Indiana – USA. Como nem sempre é possível estar num laboratório especializado para diagnosticar todos esses sinais, o questionário a seguir procura identificar alguns fatores. Analise este questionário semanalmente, um escore de 40 ou mais pontos você definitivamente deve descansar mais. Escores menores que 15, você está treinando e se recuperando bem. Ficar entre 15 e 40 pontos não requer um ação imediata, mas monitore com cuidado a sua situação psicofísica.
1) Como está o seu humor:
Muito bem (-2)
Bem (-1)
Regular (1)
Mau humorado (3)
Bem mau humorado (5)
Pessimamente humorado (7)
2) Quantas horas dormiu ontem:
Mais de nove (-1)
Oito ou nove (0)
Sete (1)
Cinco a seis (3)
Menos de cinco horas (5)
3) Noite passada dormi:
O normal de sempre (0)
Uma hora a mais do que o normal (1)
Duas ou mais horas a mais do que o normal (3)
Uma a menos que o normal (1)
Duas horas a menos do que o normal (3)
Três horas ou mais a menos que o normal (5)
4) Esteve doente semana passada?
Sim (5)
Não (0)
5) Como você considera o treino de ontem?
Muitíssimo fácil (-3)
Bem fácil (-1)
Fácil (0)
Regular (1)
Difícil (3)
Bem difícil (5)
Vale lembrar que o aumento do nosso desempenho não consiste apenas em ter treinos maravilhosos, treinar pesado, mas saber que ficamos mais forte comemos corretamente, dormimos adequadamente e respeitamos o tempo de recuperação.
Também advertimos que a postura incorreta, os exercícios com dores, podem acarretar estresse e piorar o overtraining. Em Curitiba o consultório referência em correção postural com o simples uso de palmilhas posturais, conta com o profissional Victor Marcassa Neto, com 10 anos de experiência nessa especialidade, sua consulta pelos fones: (41) 4106 1329 | (41) 9107 5847 | (41) 9232-6200