Correr sem lesões

corrida-sem-lesoesCorrer é um excelente esporte, mas como toda atividade física deve ser iniciada tomando-se as devidas precauções. O principal a se considerar é que evolução cardiovascular evolui mais rápido que a muscular, levando o praticante a um esforço maior do que o seu condicionamento físico permite no momento. É por isso que os iniciantes tendem a correr mais do que devem no início da prática, ocasionando lesões.

 

Eis algumas dicas para  iniciantes na pratica da corrida:

  1. Médico: consulte um médico e um fisioterapeuta. O médico analisará a sua condição cardiovascular, fará um check-up, o fisioterapeuta a sua condição postural*.
  2. Calçado: escolha o tênis correto. O fisioterapeuta pode lhe indicar o calçado apropriado e até palmilhas que podem corrigir sua postura para melhorar sua corrida e evitar lesões.
  3. Pisada: saiba o seu tipo de pisada (pronada, supinada ou neura) e como isso influencia em sua postura e a relação da pisada com possíveis dores e lesões físicas. Faça uma avaliação com um fisioterapeuta. Tênis para corrida são feitos para um tipo de pisada específico, se você usar um tênis para pisada supinada quando na realidade tem uma pisada pronada ou normal isso pode lhe causar dores.
  4. Início: a caminha é um bom começo, sentindo disposição comece a correr. Se você é iniciante evolua aos poucos, se você começar com 10 minutos, permaneça com esse tempo por uns 15 dias, caso o seu corpo não de sinais de estar sendo lesionado (dores) pode aumentar mais um pouco. A cada acréscimo espere um tempo para que o seu corpo se acostume a nova condição.
  5. Periodicidade: Correr três vezes por semana, cerca de 50 minutos já permitirá usufruir dos benefícios da corrida. Essa é uma boa meta. Ser atleta de final de semana pode ser uma prática perigosa. Devido a falta de condicionamento há riscos de estiramento muscular, infarto do miocárdio e até de morte súbita.
  6. Alongamentos: são indispensáveis, eles ajudam a prevenir lesões musculares, pois fortalecem os músculos e os tendões e mantem a flexibilidade dos mesmos. Deve ser feito antes da corrida para esquentar e aumentar a elasticidade de tendões e músculos, e depois para evitar dores musculares e tendinosas.
  7. Musculação: fortaleça os músculos envolvidos na corrida. Musculação vai prevenir lesões musculares e nos tendões.
  8. Sobrepeso: se estiver com o peso elevado, talvez a caminhada seja ao ideal, consulte seu médico.
  9. Solo: é interessante começar em solos leves, grama, areia ou esteira. Asfalto, concreto e calçadas são os menos ideias. Calçadas irregulares podem forçar demais músculos e tendões.
  10. Dores: são sempre um alerta, não corra com dor. Se a dor permanecer procure um fisioterapeuta. Há profissionais especializados em corrida.
  11. Paciência: Nunca exagere, tenha paciência. Grande aumentos de velocidade ou tempo podem ser fatais.

* É importante salientar que a ocorrência de dores físicas nos pés, joelhos, quadris e coluna podem ter origem na má postura e também a maneira da sua pisada. A avaliação de um fisioterapeuta pode ser a solução. Neste caso a técnica da podoposturologia, onde a postura pode ser corrigida com o uso de palmilhas personalizadas, é bem indicada tanto para a reeducação postural como para a correção dos tipos de pisada.

 

Antes de começar a corrida como esporte, faça uma avaliação da sua postura corporal e tipo de pisada com o profissional e especialista em podoposturologia Victor Marcassa Neto, agende em nosso consultório no centro de Curitiba, ligando para os fones: (41) 4106-1329/ (41) 9232-6200.

 

Promoção

Compartilhe essa página e concorra a uma avaliação postural.

Envie messagem WhatsApp